Dom Ronaldo Souza Júnior
Bispo Auxiliar de Aparecida
"Pro Salute Hominum"
Por que a Missa Tridentina?
Caríssimos fiéis, como devem saber eu só celebro a Missa da forma Extraordinária desde que entrei na arquidiocese, mas por qual motivo eu não celebro a Missa nova?
A essência de ambas as missas são as mesmas, porém, a MISSA TRIDENTINA foi celebrada pelos apóstolos e durou durante séculos, até que São Pio V ORGANIZOU o missal cujo já era celebrado.
A Eucaristia é, por assim dizer, o centro, a característica e a identidade da Igreja católica, e depois do Concilio Vaticano II as coisas mudaram, posso citar aqui os abusos litúrgicos que antes não eram cometidos e depois do CVII se deram brechas para se cometer.
Além disso, temos o legítimo desejo, reconhecido pelo Papa, de conservar a riqueza litúrgica deste rito tradicional da Santa Igreja.
Temos também a certeza da validade de TODOS os sacramentos no rito tradicional, sem absolutamente nenhuma dúvida de validade.
Sentimos chocados, não sem razão, em nossa fé e piedade com os abusos, sacrilégios e profanações que se tornaram tão comuns depois da reforma litúrgica, porque não queremos ver a “liturgia transformada em show".
Por fim, quero deixar claro que não temos NADA contra os sacramentos pós conciliares, mas sim, contra seus abusos.
Por fim, pedimos a Santa mãe de Deus no titulo de Nossa Senhora Aparecida que rogue por todos nós.
+ Dom Ronaldo Souza Júnior
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida
